COMO É FEITA UMA PRANCHA DE SURF
6 de setembro de 2018
PRANCHAS IDEAIS PARA SURFISTAS AVANÇADOS
18 de setembro de 2018
COMO É FEITA UMA PRANCHA DE SURF
6 de setembro de 2018
PRANCHAS IDEAIS PARA SURFISTAS AVANÇADOS
18 de setembro de 2018

PRANCHAS IDEAIS PARA SURFISTAS INICIANTES

Todo mundo que surfa um dia já foi iniciante. E o surf, a meu ver, é um dos mais difíceis esportes para se aprender. Ele demanda que você se entregue 100% ao esporte e que tenha disposição para ir à praia sempre que o swell entra. Quem já passou por essa fase sabe que o começo não é lá muito proveitoso: são embicadas, caldos, ralados na areia, frio e todo o crowd olhando para você e imaginando, “esse é haole!”. E tudo isso por míseros segundos em cima de uma prancha de surf.

Mas esse post não é para te desanimar. Quem já domina as ondas, sabe que tudo isso vale a pena e provavelmente não vai encontrar um esporte tão cativante quanto o surf. Uma vez que você faz parte deste estilo de vida, pode contar com momentos que ficarão marcados na sua vida para sempre.

E aqui você vai encontrar os prós e contras de pranchas que podem te ajudar a passar mais rapidamente por esse início turbulento.

Long Boards

Os Long Boards são pranchas, de forma geral, grandes que buscam retomar a essência de um surf clássico – apesar de hoje em dia muita gente estar surfando com elevada performance com eles. São pranchas muito boas para aprender e dar os primeiro passos no esporte devido à grande flutuação e medidas de meio (largura) e borda (espessura) acima da média. Com um Long Board você terá mais facilidade para entrar nas ondas e se equilibrar na prancha. É o equipamento mais garantido para ficar em pé e começar a desfrutar os primeiros momentos do surf.

A principal desvantagem desta prancha é que ela funciona muito bem em ondas menores e gordas, mas não é a ideal para mares mais fortes. Com ela você terá mais dificuldades em completar um drop vertical e irá sofrer mais ainda para atravessar a arrebentação. Outro fator a se levar em consideração é o transporte. Se você costuma levar sua prancha para cima e para baixo, o long vai te dar um pouco mais de dor de cabeça na logística do surf.

Fun Board

A Fun, como o nome já diz, é uma prancha bem divertida e boa para aprender. De forma geral, é menor e mais estreita que os long boards, mas mesmo assim são bastante estáveis e tem boa flutuação para ajudar na remada. São muito indicadas para as pessoas que querem apenas uma opção de diversão na praia, mas não pensam em se tornar profissionais. Vale frisar também que esta prancha irá facilitar a questão da logística no surf.

A grande desvantagem do modelo Fun é que ela é uma prancha que não se encaixa nem no surf clássico (andar no bico da prancha ou fazer curvas bem arqueadas, por exemplo) e nem no surf performance (fazer manobras explosivas). Ela é uma prancha excelente para aprender, mas se você quer evolução, em algum momento você terá que trocar de equipamento e optar entre o surf performance ou clássico.

Mini Long

A palavra que melhor descreve este modelo é VERSATILIDADE. De forma geral, os Mini Longs (ou Mini Tanks) são pranchas que juntam características de uma prancha performance, mas com a remada e fluidez de um long board. Podem variar de tamanhos de 6’2 a 6’8, mas mantém o design de um long (bico bem arredondado e borda bem espessa). Essa prancha agrada tanto aos surfistas iniciantes quanto aos mais experientes que querem uma opção para dias de ondas menores. Seu tamanho relativamente pequeno garante que a prancha fique mais manobrável, enquanto o volume elevado mantém uma boa remada para entrar nas ondas. É uma prancha que você sempre vai se divertir, independente da sua evolução.

A desvantagem do Mini Long é que provavelmente você terá maior dificuldade para se equilibrar no começo (comparado com o Long e Fun), mas nada que alguns dias de treino forte não resolvam. Vale a tentativa!

Short Board

Se você é uma pessoa que gosta de desafios e está com bom preparo físico, uma Short Board pode ser uma boa para você. São pranchas com pouco volume e muito mais instáveis que os modelos mencionados anteriormente. Entretanto, são também as que melhor desempenham em manobras e as que irão fazer sua performance decolar. Caso opte por fazer uma short board, mas ainda está começando no surf, peça ao shaper um modelo com mais volume e um pouco mais espessa e larga. Isso vai fazer com que você não sofra tanto até estar com a prancha no pé.

Confira quais modelos melhor se aplicam as suas características AQUI.

Boas ondas,

Equipe FLAP.
WhatsApp Chat
Enviar Whatsapp