COMO ESCOLHER SUA QUILHA IDEAL
15 de agosto de 2019
A TECNOLOGIA POR TRÁS DAS PRANCHAS DE SURF
31 de janeiro de 2022
COMO ESCOLHER SUA QUILHA IDEAL
15 de agosto de 2019
A TECNOLOGIA POR TRÁS DAS PRANCHAS DE SURF
31 de janeiro de 2022

O QUIVER IDEAL PARA AS ONDAS DO BRASIL

Escolher uma prancha de surf, não é tarefa fácil. Existem inúmeras possibilidades e variações de modelos, materiais, designs e conceitos. Muitos dos nossos clientes nos buscam para pegar dicas de como montar o quiver ideal, gastando o mínimo possível e esse post vai esclarecer alguns conceitos para que você não erre na hora de fazer a sua compra. 

Quer montar o quiver ideal para o seu surf, falando direto com o nosso shaper? Veja nossas opções aqui!

DICA 01: SAIBA O TAMANHO DO SEU BOLSO

Pranchas de surf e equipamentos em geral são produtos extremamente caros. Infelizmente, nem todo mundo pode ter um quiver de pranchas infinito e, sinceramente, isso nem é necessário. 

Saiba quanto você está disposto a investir e tente otimizar seu conjunto de pranchas para surfar diferentes condições do mar. Portanto, se você tem somente uma prancha, opte por um modelo mais versátil, que se encaixe nas ondas de 0,5m a 1,5m. Tente restringir o mínimo possível suas possibilidades. 

Nas condições de onda do Brasil (basicamente beach breaks com ondas de 0,5m a 2m), um quiver de 3 a 4 pranchas já pode ser perfeito, mas caso vá fazer uma Surf Trip, talvez seja necessário expandir um pouco mais as possibilidades, dependendo do pico.

DICA 02: ESCOLHA PENSANDO NAS ONDAS QUE IRÁ SURFAR

O método mais eficiente para escolher qual prancha comprar é tentar simular em quais condições de surf você pretende usá-la. Leve em consideração o tamanho das ondas que irá surfar, se são ondas tubulares ou cheias, rápidas ou mais lentas. O ideal é ter uma opção para cada condição de mar. 

Para ondas mais cheias e pequenas, opte por pranchas menores, porem com um pouco mais de volume, mais largas e com bordas mais voltadas para Box. Uma rabeta mais solta (swallow por exemplo) pode ser uma boa opção para manobrar com mais radicalidade mesmo em ondas mais lentas. 

Uma prancha para o dia a dia é sempre importante. Essa será sua prancha principal e que provavelmente usará na maioria dos dias, possuindo geralmente um design mais voltado para performance e com uma rabeta intermediária (Squash ou Round Squash). 

Por fim, tenha pelo menos uma opção de prancha para os dias de mar grande e tubular. Escolha uma prancha maior, mais estreita e com mais caimento de borda, obtendo mais drive e controle da prancha em momentos mais críticos da onda ou em curvas com mais velocidade. 

DICA 03: VARIE SEU QUIVER COM FREQUENCIA

Se você busca evolução e versatilidade no seu estilo e manobras, tente de tempos em tempos mudar de prancha. Quando você alterna entre modelos, tipos de design e materiais você indiretamente acaba evoluindo capacidades diferentes, tornando seu surf mais diferenciado. 

Para poder trocar de equipamento com frequência, busque vender suas pranchas usadas para não ficar com um quiver muito grande e sem utilidade. Plataformas como OLX e Mercado Livre podem ser bastante eficientes para tal finalidade. Atualmente, mesmo alguns grupos de redes sociais como Facebook e Whats App podem funcionar bem para compra e venda de pranchas e equipamentos. 

O QUIVER DO SHAPER

Atualmente, acabo testando vários modelos de pranchas, mas sempre tenho a minhas preferidas, que são:

- FLAP FISH 5’4: Prancha ideal para ondas pequenas e fracas. Muito solta nas manobras, com boa flutuação (bastante área de bico) e projeção mesmo nas merrecas.

- FLAP TW 5’9: Minha prancha do dia a dia e o modelo que uso com mais frequência. Possui design de alta performance, com rabeta Squash e tamanho intermediário (para as minhas características), funcionando muito bem em ondas de 0,5m a 1,0m. 

- FLAP TR 5’10: Uso bastante essa prancha em dias de onda tubular com mais de 1,0m. Sua rabeta Round permite uma boa aderência na parede e segura muito bem nos tubos e curvas com bastante pressão. 

- FLAP NASA 6’1: Esse é um modelo de prancha para ondas grande e cavadas. Acabo usando muito raramente nas ondas do Brasil, mas funciona muito bem quando precisa de um pouco mais de remada e segurança em drops mais críticos e rápidos. 

Vale lembrar que cada surfista reage de uma maneira ao seu quiver e não existe o modelo ideal. O importante é estar adaptado às suas pranchas e curtir o seu surf! 

Boas ondas!

Equipe FLAP.

WhatsApp Chat
Enviar Whatsapp