O QUIVER IDEAL PARA AS ONDAS DO BRASIL
29 de agosto de 2019
TUDO SOBRE WAKESURF
1 de fevereiro de 2022
O QUIVER IDEAL PARA AS ONDAS DO BRASIL
29 de agosto de 2019
TUDO SOBRE WAKESURF
1 de fevereiro de 2022

A TECNOLOGIA POR TRÁS DAS PRANCHAS DE SURF

Se você é aquele surfista que está sempre ligado nas novidades e lançamentos de equipamentos de surf e se amarra em entender a tecnologia por trás de uma prancha, esse artigo vai trazer coisas muito interessantes para você. Nesse post vamos explorar um pouco a atuação de 4 diferentes construções de pranchas de surf: Poliuretano com longarina, EPS com longarina, Blank Core e White Core (tecnologias exclusivas da FLAP).

Poliuretano com longarina

O Poliuretano ou PU, é um dos principais materiais usado na construção das pranchas de surf e é utilizado com fibra de vidro e resina Poliéster há muitos anos. É um material que deu tão certo, que a maioria dos surfistas continua usando nas suas pranchas do dia a dia. O PU é uma espuma com densidade um pouco maior que o EPS e por isso as pranchas desse material costumam ser um pouco mais pesadas. Mas não se engane: Isso não é ruim! Uma prancha um pouco mais pesada (sem exagero, óbvio) é ideal para o surf de alta performance e principalmente para ondas um pouco mais fortes. Outro atributo desse material é a vibração e flexibilidade. O PU tende a ser um material que vibra menos, ajudando principalmente naqueles mares mais mexidos ou “Choppy”.

EPS com longarina

O EPS surgiu como uma ótima opção de um material mais leve, que amassa e amarela menos que o PU. Na prática o EPS com longarina deixa a prancha um pouco mais fora da água e permite um surf menos performático e pode ser uma ótima opção para ondas mais fracas. Costumamos indicar também para o surfista que precisa de uma remada “extra” por possuir um pouco mais de flutuação. É uma opção legal também para piscinas de onda, as quais tem água com densidade menor.

Blank Core

A tecnologia da FLAP Blank Core, consiste em uma construção em EPS sem longarina com laminação em fibra de carbono e fibra de vidro mescladas. O resultado é uma prancha mais leve que o EPS com longarina, mas com flexibilidade similar (devido a fita de carbono no fundo da prancha). Gostamos muito de usar essa construção para pranchas mais merrequeiras, sendo uma opção com ótima flutuação e muito leve. Modelos como Fish, Gold Fish, TS3d e Drifter, vão muito bem com esse material.

White Core

A White Core é o ultimo lançamento da Flap quanto a material. A sua construção consiste também em um bloco de EPS sem longarina, mas laminada em fibra de vidro, fibra de Innegra e uma canaleta de resina no fundo. O resultado é a prancha mais leve e mais flexível da FLAP garantindo uma performance diferenciada! Na prática, a White core é ideal para o surf de alta performance em ondas pequenas. Em poucas palavras, se você quer imprimir uma altíssima performance em ondas pequenas, esse material vai muito bem – devido ao seu peso reduzido e flexibilidade ideal!

Curtiu? Ficou com dúvidas? Nos mande uma mensagem ou contate-nos pelo nosso site!

Boas ondas,

Equipe FLAP!

WhatsApp Chat
Enviar Whatsapp