METEOROLOGIA PARA SURFISTAS
4 de setembro de 2018
PRANCHAS IDEAIS PARA SURFISTAS INICIANTES
11 de setembro de 2018
METEOROLOGIA PARA SURFISTAS
4 de setembro de 2018
PRANCHAS IDEAIS PARA SURFISTAS INICIANTES
11 de setembro de 2018

COMO É FEITA UMA PRANCHA DE SURF

Se você é daqueles que se amarra em saber como as coisas são feitas e sempre teve curiosidade em descobrir os detalhes da produção de uma prancha de surf, este post vai tentar esclarecer o passo a passo deste processo. Praticamente no mundo todo, as pranchas são feitas seguindo um processo muito parecido, com predominância de um trabalho bastante manual. Recentemente, com o surgimento das máquinas de usinagem de blocos, o trabalho do shaper se simplificou bastante, permitindo que ele invista mais tempo na administração do seu negócio.

Fabricação Prancha de Surf

Mesmo com os avanços da tecnologia, a experiência do shaper ainda é muito importante para que a qualidade da prancha seja ideal. Os processos envolvidos na criação do equipamento são:

Projeto:

Utilizando-se de um software específico para design de pranchas, o shaper cria o modelo do equipamento, faz o desenho, escolhe as medidas e pode até simular pinturas, posicionamento de quilhas e colocação de logomarcas. O software mais utilizado hoje em dia é o SHAPE 3D, o qual oferece versões lite gratuitas ou Premium com mensalidades pagas. Vale lembrar que, para que o projeto nasça, a comunicação com o surfista é muito importante e a experiência do shaper para escolher as características da prancha faz toda a diferença.

Usinagem:

Uma vez que o shape da prancha feito no software é finalizado, o arquivo é enviado para uma máquina CNC que faz o corte do bloco (poliuretano ou EPS) de acordo com o que foi projetado, garantido alta precisão nas medidas escolhidas.

Back Hand:

A partir deste ponto, todo o processo de produção da prancha é 100% manual. Uma vez que o bloco foi projetado e cortado pela máquina, o shaper deve finalizar o projeto, o que significa conferir as medidas, fazer o acabamento da superfície do bloco, garantir que as curvas e bordas estão de acordo com o desejado e fazer o posicionamento das quilhas.

Pintura:

Existem diferentes tipos de pintura em pranchas de surf. A mais comum é feita diretamente no bloco, com spray ou compressor. Pincéis, espátulas e outros aparatos podem ser utilizados, mas é importante garantir que a quantidade de tinta disposta no bloco não seja excessiva, pois pode manchar a prancha durante a laminação. Pinturas em canetinha também podem dar um efeito bastante interessante, mas o procedimento geralmente só é feito depois da finalização do equipamento, por cima do glass.

Laminação e Hot Coat:

O processo de laminação garante a resistência da prancha de surf. O bloco é revestido por camadas de fibra de vidro e resina (poliéster ou epóxi), criando uma casca fina e sólida. Atualmente, muitos shapers estão criando pranchas com outros compósitos, utilizando materiais como fibra de carbono e aramida. Cada material interfere na resistência, flexibilidade, durabilidade e massa do conjunto, mas isso é assunto para um próximo post. Depois de laminada, a prancha passa para o processo de Hot Coat, no qual o conjunto é banhado por mais uma camada de resina, garantindo o acabamento homogêneo da superfície.

Sand Finish e Polimento:

O último processo de produção da prancha é o acabamento em lixa e polimento. Quanto mais bem feito for esta etapa, mais lisa e hidrodinâmica será a superfície da prancha. Para saber mais, confira no vídeo abaixo os detalhes da produção. Boas ondas! Equipe FLAP.
WhatsApp Chat
Enviar Whatsapp