PRANCHAS IDEAIS PARA SURFISTAS AVANÇADOS
18 de setembro de 2018
ESCOLHENDO OS MATERIAIS IDEAIS PARA SUA PRANCHA
31 de outubro de 2018
PRANCHAS IDEAIS PARA SURFISTAS AVANÇADOS
18 de setembro de 2018
ESCOLHENDO OS MATERIAIS IDEAIS PARA SUA PRANCHA
31 de outubro de 2018

ESPORTES QUE AUXILIAM NA PRÁTICA DO SURF

Se você já é um praticante do surf ou pretende iniciar no esporte, este post vai dar algumas dicas de como complementar os seus treinos fora d’água para estar em dia quando o swell entrar. Para saber ainda mais dos detalhes técnicos de cada tipo de treinamento, batemos um papo com o Personal Trainer Gabriel Chinaglia sobre quais práticas são mais interessantes para complementar nosso preparo físico para o surf. Separamos as dicas do Gabriel em três grandes grupos, de acordo com o que seria ideal para manter sempre corpo e mente ativos na hora de entrar no mar.

PREPARO FÍSICO E FORTALECIMENTO

Segundo Gabriel, o surf é um esporte que ativa vários grupos musculares ao mesmo tempo, então, é muito importante que o praticante realize um trabalho para a melhora da resistência dos mesmos. Ele indica atividades complementares de força, agilidade e resistência para evitar possíveis lesões durante o surf. A dica fica para treinos específicos de musculação ou funcional com o intuito de fortalecimento dos grupos musculares envolvidos. Vale lembrar que o objetivo não é uma hipertrofia muscular exagerada, e sim, apenas a prevenção de lesões musculares e articulares. No âmbito da resistência física do surfista, nenhum outro esporte trará melhores resultados que a natação. Tente encaixar treinos frequentes na sua rotina pelo menos 2 vezes por semana e sua remada estará sempre em dia. Além de evoluir o seu preparo físico, você ainda terá melhoras relevantes no seu fôlego.

PERFORMACE E DESEMPENHO

Quando o intuito do seu treino é melhorar o seu posicionamento, equilíbrio e estilo no surf, o mais recomendado é praticar esportes relacionados à pranchas. O Skate, principalmente o downhill, ajuda muito na simulação de curvas e manobras, permitindo ajustar o posicionamento das pernas, tronco e braços durante os movimentos. O mesmo vale para outros esportes de pranchas como Wakesurf, Snowboard, entre outros. Claro que nenhum esporte irá imitar exatamente o que o surf proporciona, mas pode mudar detalhes no seu posicionamento que farão a diferença. Se você tiver a chance, peça para alguém filmar sua performance e depois assista e corrija o que for necessário. O movimento deve ocorrer primeiramente de forma consciente para que se torne automático no futuro. Hoje em dia, podemos contar também com simuladores de surf em algumas academias e estes são também ótimas opções para polir o seu desempenho na água.

CONSCIÊNCIA CORPORAL, FLEXIBILIDADE E RESPIRAÇÃO

Coloquei todos esses aspectos juntos para falar um pouco sobre o Yoga. Esta prática envolve um trabalho corporal e mental muito positivo para o surf. Considero que são esportes muito diferentes mas bastante complementares. Segundo Gabriel, existem diferentes tipos de yoga, cada um com um foco diferente, mas todos vantajosos ao surf. Além de trabalhar grupos musculares que não costumamos exercitar no dia a dia, o Yoga busca, através de posturas específicas, expandir a capacidade de alongamento muscular, manter ritmo e expansão respiratória saudável e criar consciência corporal dos movimentos. É um exercício praticável em qualquer lugar que tenha silêncio, acessível a qualquer pessoa e só traz benefícios a saúde corporal e mental da pessoa. Boas Ondas, EQUIPE FLAP.
WhatsApp Chat
Enviar Whatsapp