5 MOTIVOS QUE PROVAM PORQUE O SURF É TÃO VICIANTE
19 de dezembro de 2018
COMO É FORMADO UM SWELL
21 de fevereiro de 2019
5 MOTIVOS QUE PROVAM PORQUE O SURF É TÃO VICIANTE
19 de dezembro de 2018
COMO É FORMADO UM SWELL
21 de fevereiro de 2019

ENTENDENDO O VOLUME DE UMA PRANCHA DE SURF

Algumas décadas atrás, era pouco viável calcular o volume exato de uma prancha de surf (pelo menos matematicamente). Isso por que o design de uma prancha era extremamente complexo e demandaria mensurações precisas e cálculos complicados para estimar tal medida. Logo, até poucos anos atrás o surfista se preocupava apenas com o comprimento, largura e espessura de seu equipamento.

Entretanto, com o desenvolvimento de softwares de projetos de pranchas em três dimensões e máquinas CNC para usinagem dos blocos, essa mensuração ficou muito mais fácil e precisa. Hoje em dia, muitos surfistas se baseiam fortemente neste conceito e acabam deixando as outras medidas de lado, o que é um erro grave. Este post vai ajudar a desmistificar algumas considerações a respeito do volume da prancha.

Se quiser fazer um projeto dedicado para o seu surf e entender qual o volume ideal para a sua prancha, veja nossos modelos e entre em contato!

VOLUME É RESULTADO DE TODAS AS MEDIDAS DE UMA PRANCHA

O volume de uma prancha não é independente às outras medidas, ou seja, tudo que for modificado no design do equipamento causará alterações no volume final. Isso significa que é fisicamente impossível fazer uma prancha pequena, fina e estreita com grande volume. O primeiro passo é entender o que você realmente precisa no seu equipamento para escolher as medidas ideais.

O VOLUME INTERFERE NA FLUTUAÇÃO DA SUA PRANCHA

O volume de uma prancha é diretamente proporcional a sua flutuação devido à força de empuxo exercida pela água. A flutuação do seu equipamento interfere ativamente na sua performance durante a prática do surf. Quanto maior a flutuação, mais facilidade você terá em entrar nas ondas, necessitando menos esforço na remada e menor velocidade para se manter em pé. Em contra partida, uma prancha com grande volume pode limitar o movimento e desempenho do surfista na onda, pois será necessária mais força para fazer curvas e manobras. O segredo é saber dosar de forma consciente esta medida, caso contrário você pode errar feio o projeto de uma prancha para você.

COMO ESCOLHER O VOLUME IDEAL PARA MIM?

Não existe formula mágica para saber o volume ideal para você. Na verdade, alguns fatores devem ser levados em consideração nesta escolha e as possibilidades são inúmeras. Converse com seu shaper, fale sobre seu surf, preparo físico e características pessoais, isso irá ajudar a conectar a experiência do profissional a sua real necessidade.

Basicamente existem 3 principais fatores que vão influenciar na escolha do volume de uma prancha:

  1. Peso do surfista: Quanto mais pesado for o surfista, naturalmente maior deverá ser a flutuação do equipamento.
  2. Nível de surf e preparo físico: Um surfista que tem nível avançado geralmente usa pranchas menores e com menor volume para facilitar a movimentação e o desempenho nas manobras, enquanto um iniciante precisa de mais flutuação para garantir boa remada e equilíbrio. Seja minucioso ao descrever suas características para o shaper para não correr o risco de ser mal interpretado.
  3. Condições de mar: As medidas de uma prancha variam de acordo com o modelo do equipamento. Por exemplo, uma prancha para ondas grandes (gun) sempre é maior e possui maior volume (para garantir remada nas ondas). As pranchas de alta performance geralmente tem pouca flutuação enquanto as para ondas pequenas podem ter volume um pouco mais elevado para compensar a falta de força e velocidade das ondas.

O importante é entender os conceitos por trás das características de uma prancha para não comprar o equipamento errado, mas nunca deixe de consultar um shaper e tirar todas as dúvidas a respeito do seu equipamento.

Boas Ondas!

Time FLAP.

WhatsApp Chat
Enviar Whatsapp