CAMPANHA DE DOAÇÃO DE PRANCHAS DE SURF – 2019
8 de maio de 2019
DICAS PARA CUIDAR DO SEU WETSUIT
12 de junho de 2019
CAMPANHA DE DOAÇÃO DE PRANCHAS DE SURF – 2019
8 de maio de 2019
DICAS PARA CUIDAR DO SEU WETSUIT
12 de junho de 2019

PRANCHAS DE SURF IDEAIS PARA ONDAS GRANDES

Com a chegada da temporada de ondas grandes no litoral do Sul e Sudeste do Brasil, a freqüência de grandes ondulações aumenta e o surf está garantindo entre os meses de maio a outubro. Assim usar o equipamento certo para cada condição de mar é muito importante, e neste post vamos esclarecer algumas características das pranchas para ondas grandes.

CONCEITOS BÁSICOS

As pranchas de ondas grandes, também conhecidas como “guns” são geralmente maiores em comprimento que pranchas de performance convencionais. Uma gun pode chegar a 9 pés, para ondas extremamente grandes, mas no caso do Brasil (onde dificilmente as ondas passam de 15 pés), é mais comum utilizar pranchas até 7’6. A grande vantagem de se ter uma prancha comprida para ondas grandes está no ganho de remada para entrar com mais facilidade na ondulação e completar o drop o mais adiantado possível.

Outra característica muito importante de uma prancha para ondas grandes e cavadas e o outline mais paralelo, com largura mais estreita e bordas mais finas. Isso permite que o surfista consiga fazer curvas com mais velocidade sem perder o controle da prancha, alem de permitir trabalhar a prancha em partes mais críticas da onda e atingir boa projeção. Essa característica é essencial para quem gosta de pegar tubos ou surfar ondas cavadas.

O mesmo principio se aplica ao tipo de rabeta. As guns geralmente usam rabetas Pin ou Round Pin, garantindo mais velocidade à prancha e permitindo mais drive em momentos críticos como um drop atrasado ou uma cavada em alta velocidade. Esses modelos de rabeta, apesar de permitir esses benefícios ao surfista, também deixam a prancha menos manobrável, tornando mais difícil quebrar a linha da curva e fazer uma manobra mais ágil e radical.

Uma boa opção para pranchas de ondas grandes, e variar as combinações de quilhas possíveis. Na maioria das vezes opte por quilhas com mais área e um pouco mais compridas. As quadriquilhas podem ser uma excelente alternativa para ondas muito cavadas e rápidas, e em momentos mais tubulares ajudam a acelerar a prancha, mantendo o controle.

MATERIAIS E MODELOS DE CONSTRUÇÃO

As pranchas de ondas grandes não necessitam ser extremamente leves. Inclusive, pranchas um pouco mais pesadas costumam performar melhor em mares mais irregulares e mexidos. Uma prancha extremamente leve (como é o caso do EPS - Epóxi) desempenha muito bem em ondas mais fracas, que precisam de mais flutuação, mas no caso de uma onda grande, é preferível ter um equipamento que permita enterrar as bordas na água para manter o controle. Por isso, o Poliuretano ainda é a melhor escolha nestas situações

No caso da laminação, as guns geralmente tem um glass mais resistente e menos flexível. Uma prancha flexível demais tende a vibrar muito em ondas fortes e mexidas, prejudicando o desempenho na onda. Em alguns casos, vale a pena colocar também uma faixa de carbono ou usar tecidos de fibra de vidro com maior gramatura. Além de ter uma prancha mais rígida, ela fica mais resistente à força das ondas grandes.

PRANCHAS DE TOW IN

As pranchas de Tow In (quando um Jet Ski reboca o surfista na onda) tem um conceito bem diferente das guns de remada. Como o surfista não tem a necessidade de entrar remando, então as pranchas são bem menores, finas e estreitas. As pranchas de tow in são extremamente pesadas para permitir que o surfista tenha bom desempenho mesmo em ondas bem irregulares. Além disso, esses equipamentos contam com alças para os pés que mantém o surfista no controle da prancha mesmo em momentos mais críticos da onda.

Para saber sobre outros conceitos das pranchas de surf de performance para ondas grandes, entre em contato com a gente.   

Boas Ondas!

Equipe FLAP.

WhatsApp Chat
Enviar Whatsapp